1-O primeiro a dar o grito da República foi o sargento-mor e vereador de Olinda Bernardo Vieira de Melo. O militar lançou a proposta em 10 de novembro de 1710 porque estava insatisfeito com a exploração abusiva do país pelos monarcas portugueses. O pedido foi rejeitado.
2- No dia da proclamação da republica Marechal Deodoro da Fonseca não segurava uma espada devido a uma incomoda dor de barriga.
3- Deodoro havia decidido apoiar os republicanos quatro dias antes da proclamação.
4-Quando passou pelo portão do Ministério da Guerra, o marechal acenou com o quepe e ordenou às tropas que se apresentassem. As tropas se enfileiraram e ouviram-se o Hino Nacional. Estava proclamada a República. Não houve derramamento de sangue.
5- Depois de proclamada a republica ninguém queria levar o telegrama a D. Pedro II. Porém Sólon Ribeiro no meio da noite tirou o “ex-imperador” do Brasil da cama para avisá-lo do ocorrido.
6- Com medo de manifestações a favor da monarquia, os líderes do movimento pediam que D. Pedro II e sua família partissem naquela
mesma madrugada. Dizem os relatos que a Imperatriz Tereza Cristina chorou, que Isabel ficou muda e que o Imperador apenas soltou um desabafo: “Estão todos loucos!”
7- Antes de sua partida D. Pedro II escreveu uma mensagem: “Cedendo ao império das circunstâncias, resolvo partir com toda a minha família para a Europa amanhã [...] Ausentando-me, conservarei do Brasil a mais saudosa lembrança, fazendo votos por sua grandeza e prosperidade.”
8- Pedro II morreu deitado num travesseiro que ele encheu com terra brasileira.
Postado por : Cainã
Postado por : Cainã
Nenhum comentário:
Postar um comentário