No dia 20 de abril de 1889, na cidade de Braunau am Inn (Áustria), nascia um garoto que viveria por mais 56 anos, trazendo anos mais tarde grande destruição e uma quantidade de mortes imensurável.
Anos mais tarde a criança de infância pobre se tornaria um jovem que iria para a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) pelo exército alemão, onde se destacaria e ganharia começaria sua carreira rumo ao poder. Dois anos mais tarde, Hitler já pertencia ao Partido dos Trabalhadores Alemães, do qual viria a ser líder pouco tempo depois, mudando inclusive o nome para Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães.
Depois de uma falha tentativa de tomada de poder, em 1923, Adolf foi condenado e cumprindo sua pena escreveu o primeiro volume a bíblia nazista, Minha Luta (Mein Kampf). Anos mais tarde, já fora da prisão, o austríaco escreveu o segundo volume de seu livro, onde espalhava suas ideias racistas e anti-semitas, a fim de torná-las propostas de governo.
Já considerado inofensivo, foi solto em 24, quando recomeçou o partido nazista, que dessa vez começara a crescer, principalmente devido a crise de 29 que trazia insatisfação política e social ao país.
Com a democracia alemã e uma grande quantidade de detalhes eleitorais que sucederam a crise de 29 o partido nazi chegou ganhou lugares no parlamento alemão e Hitler conseguiu tornar-se Chanceler da Alemanha em 1933 e um ano depois, com a morte de Hindenburg, tomar o poder alemão, instaurando suas ideias de superioridade racial como proposta de governo. Adolf exterminaria seus inimigos dentro do governo e buscaria uma gigantesca popularidade na Alemanha através de sua oratória e de sua propaganda (Joseph Goeebels).
Enfim, a vida desse ditador alemão que controlou uma grande massa no século passado resume bem o período entre guerras, onde há a ascensão dos partidos nazi-facistas europeus em decorrência da Primeira Guerra Mundial e da crise de 29, mostrando a insatisfação política gerada na época, que culminaria na Segunda Guerra Mundial.
Postado por: Guilherme
Nenhum comentário:
Postar um comentário